segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mais uma da nossa Secretaria Estadual da Cultura!


E mais uma vez "nossa" Secretaria Estadual da Cultura deixa a desejar...
Para quem não sabe, os grupos que estão realizando temporada durante o mês de outubro na Casa de Cultura Mário Quintana (espetáculos adultos "Simples Aparência" e "O Médico à Força" e o infantil "O Construtor de Nuvens")estavam informados de que não haveriam apresentações de seus trabalhos no dia 26, em caso de segundo turno na eleição para prefeito de Porto Alegre... Como houve segundo turno, estava tudo confirmado para isso (uma espécie de desmando da "nossa" Secretária, afinal qual seria o motivo para a CCMQ, que pertence ao estado, ser fechada em virtude das eleiçoes municipais? Mas enfim...) De repente, do nada, os grupos são informados, na sexta-feira, dia 24, de que a Casa estaria aberta para os espetáculos, pois a dona Mônica Leal mudou de idéia do dia pra noite. Sem levar em consideração que isso estava definido para os grupos e no quanto afetaria as suas programações! Ou seja: divulgou-se que não haveria espetáculo nesse dia, alguns atores e técnicos marcaram outros compromissos, enfim, as pessoas, diferentemente de nossa secretária, se organizaram, pois sabem da seriedade de seu ofício. O espetáculo infantil acabou sendo cancelado, mas os dois adultos realizaram apresentações, pois sabiam da possibilidade de que, muitas pessoas poderiam ir até a CCMQ para assitirem aos espetáculos, visto que a mesma estaria aberta, e dariam com a cara na porta, e isso muitas vezes torna-se uma propaganda extremamente negativa para o trabalho, não para a "nossa" Secretaria!
O pior não é essa desordem governamental! É saber o motivo que levou à reabertura: o comércio da CCMQ (café e restaurante). Sábios de que seus clientes são em maior número no final de semana, ligaram para a dona Mônica, e vejam só: ela resolveu abrir a Casa,irresponsávelmente, completamente despreocupada no quanto isso afetaria o trabalho dos artistas que lá estão.
Tsc tsc tsc.
Mais uma vez podemos afirmar: incompetência, teu nome é Governo Yeda. Que Secretaria é essa que nós temos pessoal?
A cada ano que passa a CCMQ parece mais e mais abandonada, vão se demitindo técnicos e pessoas que conhecem aquele lugar melhor do que ninguém, e não há reposição: hoje, na Casa, temos 1 técnico apenas para os dois teatros. Pode isso? Bueno, no novo jeito de governar pode!!!
Nas condições que a Casa está funcionando hoje, das duas uma: ou há uma grande transformação social para que o quadro de funcionários seja reposto, com a devida valorização, fazendo com que assim seu funcionamento seja decente ou ela deveria fechar já!
Do jeito que tá, não dá, pois é absurdo o que está acontecendo na Casa, tchê!
Nós como artistas temos que exigir melhores condições de trabalho para nós mesmos e para nossos espaços, colaborando assim com a tarefa de não deixar que nossa cidade vá perdendo seus pontos culturais aos poucos, pois é como se eles estivessem morrendo de fome!
Não gosto, normalmente, de personalizar as responsabilidades quando se trata de governo. Por isso quando falo de Governo Yeda, entendam ele - o governo - como um todo.
Mas, mesmo assim gente, está mais que comprovado que a "nossa" Secretária Estadual de Cultura é uma pessoa completamente despreparada para exercer esta função, não tem conhecimento do trabalho artístico, não se preocupa em conhecê-lo e parece que está lá mais pela amizade que tem com a governadora do que pela competência que tem demostrado em seu cargo.
Cultura não é um brinquedo que tu usa até te cansar e joga fora quando está entediado. Fazer teatro não é ligar uma chapinha na tomada pra aparecer na TV com o cabelo mais arrumadinho. Não é um evento social que acontece de vez em quando e onde tu pode usar um vestidinho bem bem bem bonitinho pra exibir-se para as amigas, e falar no microfone como se soubesse tudo sobre aquilo ali, mas que na verdade o que te interessa mesmo são os canapés e a foto no jornal! Fazer arte não "serve apenas" pra vender bolinho, café e mousse de chocolate no restaurante perto do teatro.
Mas acho que a senhora, toda a secretaria que comandas e esse governo como um todo não sabem disso...

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...