terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A polêmica da nudez


Prá quem tá por fora, o ator Pedro Cardoso, há algumas semanas, leu um manifesto (escrito por ele mesmo) sobre o uso pornográfico da nudez no cinema e na TV. Vários artistas e jornalistas começaram a comentar sobre o pseudo-moralismo de Pedro Cardoso. Pois bem, nessa semana, o assunto virou capa da revista Veja ("A Ética da Nudez").
Em artigo bem interessante - mas um tanto maniqueísta... - Marcelo Bortoloti coloca como a nudez vem sendo utilizada, tanto como linguagem artística, quanto como movimento contestador.
Vale a pena conferir a matéria da Veja: http://veja.abril.com.br/101208/p_148.shtml


E aí? Qual é a tua posição sobre o assunto?
É puritanismo do Pedro Cardoso ou uma tentativa de valorização do artista enquanto obra de arte? Ou, como insinua Marcelo Bortoloti, uma insinuação à censura?

PS: Infelizmente, ainda não encontrei o tal manifesto do Pedro, para podermos ver os dois lados da moeda, mas to na busca...
PS2: A imagem acima foi clicada por Spencer Tunick, famoso fotógrafo que, como diz, Bortoloti, "roda o mundo fotografando pessoas peladas". As imagens são lindas e impressionantes! O site do cara é www.spencertunick.com

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...