domingo, 15 de março de 2009

SATED-RS anuncia medidas


Nova diretoria do Sindicato dos Artistas toma posse dia 16/3 e anuncia medidas após 11 anos sem eleições diretas


O próximo dia 16 de março será uma data histórica para a classe artística gaúcha. O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul – Sated-RS realiza, nesta ocasião, a posse de sua Diretoria, eleita após 11 anos de sucessivas juntas governativas. A cerimônia, que reunirá artistas, ex-diretores da entidade, autoridades, convidados e a Imprensa, ocorrerá às 20h de segunda-feira, no Teatro de Câmara Túlio Piva (República, 575), em Porto Alegre. Também tomarão posse o Conselho Fiscal e Delegados Representativos, responsáveis por comandar os destinos da entidade pelo triênio 2009-2011 (confira a nominata ao final). Ao final, os convidados serão brindados com coquetel e festa de confraternização.



Presidida pelo ator e produtor Vinícius Gentil Cáurio, a diretoria do Sated-RS tem, diante de si, muitos desafios. O primeiro deles é estruturar a entidade e mobilizar a categoria. “É um momento de tomada de rumo. Ou pegamos o timão em nossas mãos ou ficaremos à deriva pela próxima década”, afirma o novo presidente. “Estamos num momento de muita agitação no mercado artístico e de entretenimento. Temos discussões urgentes e demandas das mais diversas na ordem do dia. Aliado a isso, há um grande grupo de pessoas dispostas a contribuir com idéias e trabalhos diferenciados e um sindicato que está voltando a se posicionar de uma forma mais presente e ativa na defesa dos interesses da classe”, complementa, e ressalta: “como presidente, tenho o compromisso de encontrar formas de aliar estas questões em um caminho de progresso nas relações de trabalho deste mercado que é crescente e cada vez mais segmentado em profissões bem definidas, dentro da área de cultura e entretenimento no Rio Grande do Sul.



Entre os planos da nova diretoria, está a proposta de tornar o Sated-RS um órgão de defesa e discussão do mercado de cultura e entretenimento no Rio Grande do Sul, que abraça 116 profissões. “Precisamos dar o devido retorno a todos os profissionais da área que defendemos”, justifica Cáurio. Além de criar delegacias representativas no Interior do Estado, ele defende o desenvolvimento de mecanismos de segurança ao trabalhador da arte no Rio Grande do Sul.



Durante a cerimônia, Cáurio irá anunciar as primeiras medidas:



- Encaminhamento à Superintendência Regional do Trabalho de abaixo-assinado subscritado pelos atores e atrizes profissionais do Rio Grande do Sul solicitando a regulamentação da cobrança de cachê-teste em vídeos publicitários. Desta forma, o RS será o quarto Estado do Brasil a reconhecer este direito dos artistas.



- Lançamento da Carta de Intenção do Sated-RS assumindo a co-gestão da Casa do Artista Gaúcho, dando-lhe apoio na administração e na captação de recursos operacionais para casa, além de criar um calendário com eventos de confraternização da classe naquele espaço e a responsabilidade de buscar algum convênio de atendimento médico para os moradores.



- Criação de um Selo de Qualidade e especificidade para oficinas, escolas e cursos livres nas áreas técnicas e artísticas ligadas aos profissionais que abrangem a área mercadológica atendida pelo sindicato. O objetivo é dar um respaldo aos bons profissionais e ajudar os cidadãos que buscam uma formação na área, auxiliando-os a mapear melhor as opções qualificadas no estado.



- Lançamento da adesão do Sated-RS ao Plano de Previdêcia Cultura Prev, com vídeo informativo e publicitário dando orientação de como os artistas do Rio Grande do Sul devem proceder para ter direito à previdência.



Informações: (51) 32279608 - 78132535

www.satedrs.org.br

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...