quarta-feira, 1 de julho de 2009

Morre Pina Bausch

Ontem recebemos a lamentável notícia da morte de Pina Bausch, ícone da Dança contemporânea mundial, diretora geral do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. Dentre os maiores espetáculos de Pina Bausch, estão "Café Müller", "Masurca Fogo" e "Para as Crianças de Ontem, Hoje e Amanhã", que foi apresentado no Porto Alegre Em Cena de dois anos atrás. Eu particularmente, mal consigo esquecer o final deste espetáculo, que parecia nos arremessar em uma coreografia infinita, em uma sucessão de sentimentos que, àquele momento, parecia que não teria fim! Lindo!

Sobre o trabalho de Pina, Maria Waleska Van Helden, coreógrafa, disse à Zero Hora:

“Ela foi e é um marco na dança contemporânea. Sua maior contribuição talvez tenha sido banir a coreografia de espelho, que ignorava a personalidade de cada bailarino. Pina acreditou na visceralidade, no gesto pessoal de cada um. Conseguia unir um rigor coreográfico ao respeito à bagagem de cada bailarino.”

Gerald Thomas também escreve sobre Pina em seu blog:

"Pina foi a pedra fundamental para toda uma geração (ou várias). Nunca se recuperou da morte do marido. Nunca se recuperou da tragédia da vida, da 'dor do mundo' que carregava e que está pontuada em sua obra com tanta delicadeza."

Abaixo, dois vídeos muito significativos de dois trabalhos de Pina Bausch:



Um comentário:

Felipe V. disse...

Lembranças sobre Pina:
Muitos vídeos e livros de fotografias no Göethe Institut... Muita boca aberta e lágrimas nos olhos... Até o prazer derradeiro de tê-la visto ao vivo, pelo menos 1 vez na vida. E por tudo isso,que já foi incrível demais pra mim, saudades infinitas...

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...