terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fecharam a sala "Norberto Lubisco" da CCMQ

Pois é... recebemos o email abaixo da nossa iluminadora Carol Zimmer, que por sua vez estava repassando em nome do Marcelo Noah. Compartilhamos das mesmas ideias do Noah e acreditamos que a perda deste espaço cultural só traz cada vez mais atraso à nossa querida capital do RS. Lamentável!



Aproveitando que a cidade estava vazia, a Secretaria de Cultura do Governo do Estado do RS fechou sorrateiramente a sala NORBERTO LUBISCO da Casa de Cultura Mário Quintana neste janeiro. Sim, fechou fechado, para não abrir mais. Junto da sala, três dos dez funcionários do cinema da CCMQ foram demitidos, sobraram sete.


Ninguém, nenhum jornal, nenhum programa de TV ou rádio noticiou essa catástrofe.


Então, nesta próxima semana farei uma série de reportagens e entrevistas para o programa que estou conduzindo esse mês, ao meio-dia, na Rádio Ipanema FM, o 'N Coisas'. Gostaria de contar com a ajuda daqueles que, como eu, não aceitam isso calados e exigem um posicionamento dos responsáveis por esse atentado à cultura de Porto Alegre. Quem tiver algo a dizer, contribuir, informar, etc. pode mandar para mim.

Por fim, gostaria de lembrar que a sala Norberto Lubisco leva o nome do "fotógrafo gaúcho que marcou por mais de três décadas a nossa produção cinematográfica e teve seus trabalhos inúmeras vezes premiados com Kikito de melhor direção de fotografia no Festival de Cinema de Gramado".

Esta sala é (ou 'era'?) uma da mais charmosas da cidade e a última com suas portas voltadas para a calçada (Rua dos Andradas). Ressalto também que ela, mesmo fechada, está em perfeitas condições de uso - projetor, assentos, ar-condicionado - contando com 53 lugares.

Eu não admito isso assim dócil, aquela sala é nossa!
E você, que tal? Avante, pessoal!

Marcelo Noah

-- TEOREMA 94.9 - Domingos, das 12h às 14h (www.ipanema.com.br)

9 comentários:

Gustavo Susin disse...

REVOLTANTE!!!

Daniela Figueiredo disse...

Que coisa! Qual a justificativa que deram para o fechamento?

Manu disse...

Uma notícia a respeito:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2817460.xml&template=3898.dwt&edition=14169&section=999

Pois é, Mônica é leal... aos bombeiros.

Anônimo disse...

Já estamos em uma cidade defasada de locais de cultura e a secretária faz isso? Galera, eleições esse ano, não podemos deixar isso como está.

Ursula disse...

Então... O negócio agora é fazer pressão pra que a "nova saída de incêndio" seja feita e que a sala reabra logo. Qual é o meio mais eficaz de pressão? Embora a Parada de Teatro seja "de teatro", seria possível pelo menos aproveitar a movimentação de um número significativo de pessoas para deixar claro nosso descontentamento com o caso da Norberto Lubisco?

Colin disse...

Pois é, Ursula, não sei... Acho meio difícil desviarmos o foco da Parada de Teatro para questionarmos o espaço do cinema... mas não sei. O que sei é que precisamos pensar - e realizar! - estratégias que evitem este tipo de acontecimento lamentável!!! Retomo a questão levantada pela Ursula: "Qual é o meio mais eficaz de pressão, hem?" Alguém tem alguma sugestão/ideia/tática??

Anônimo disse...

Bem, acho que bombardear por e-mails já é um ínicio. Mas, como o Roberto Oliveira conclama às diferentes áreas para a união na Parada, acho eu que não está tãão fora do contexto. Bora mandar pra todos os contatos essa situação.

Felipe V. disse...

A sala precisa ser consertada? Então porque nossa "excelentíssima" secretária não dá um jeito nisso. Não, é mais fácil fechar o cinema, como é de praxe nesse governo incompetente. Acho que deve ocorrer uma mobilização só entorno disso, e um dos modos de mobilizar mais gente seria contatar o Moah, que vai colocar isso para os ouvintes da Rádio - que não são poucos. Inacreditável e inaceitável essa sala fechada. Vi muito filme nesse lugar e não admito que isso ocorra, e o clima de indignação deve ser colocado pra fora, pra mostrar o desagrado de todos com esta situção. Porque agora fecham o cinema, daqui a pouco é toda a Casa de Cultura, que está completamente abandonada nos últimos 3 anos, daqui a pouco não tem mais espaço pra ninguém fazer mais nada de cultura em nossa cidade! E acredito mesmo que eu não esteja exagerando...

Manu disse...

O fechamento da N Lubisco não é grave, é uma questão de segurança. A secretária demonstrou preocupação com o bem estar do público.

O que é grave é a deselegância. Ao fechar a sala, deveria ter sido amplamente divulgada uma nota explicando a situação. Isso seria uma demonstração de respeito para com o público. Se houvesse pelo menos um cartaz na porta da sala esclarecendo os fatos, as pessoas estariam mais tranquilas, o M Noah não ficaria tão exaltado.

Mais grave é que todo mundo está de olho. As pessoas não precisam se preocupar. A secretária prometeu reabrir. Talvez o faça com atraso, por causa da burocracia, mas antes das eleiçoes tudo deve esta resolvido. Então, as pessoas poderão descansar os olhos.

Mais grave ainda, e triste, é o problema da ocupação artística do Hospital São Pedro. Alguém está de olho no caso?

http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=11529&p_secao=56&di=2010-02-23

http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=11570&p_secao=56&di=2010-02-26

***

PS: Há um bom tempo, cruzei com o Jessé na rua, e comentei da notícia no Correio do Povo: a secretária premeditava novos espaços para os grupos. Daí ele me contou o que aconteceu, bah...

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...