quarta-feira, 31 de março de 2010

Comentário sobre o Prêmio Açorianos

"O Amardo Santo da Purificação", da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz,
recebeu 5 troféus Açorianos: espetáculo, atriz, figurino, trilha sonora e produção.


Bem, não pude ir à premiação do Açorianos ontem pois estava ensaiando, mas várias pessoas me comentaram na festa (sim, porque na festa eu fui! hehheeeh) que o roteiro do Diones estava com um humor bem sarcástico à la Oscar. E eu não duvido.

Queria fazer alguns comentários sobre os troféus que foram distribuídos aos "melhores do ano".
Fiquei bem feliz ao saber que "O Amargo Santo da Purificação" e "O Sobrado" brigaram mano a mano pelos prêmios, pois sem dúvida nenhuma, elas foram as duas melhores peças que vimos em Porto Alegre no ano passado. "O Amargo Santo...", da Ói Nóis, acabou levando o prêmio de Melhor Espetáculo e, de lambuja, R$10 mil prá casa! Coisa boa! Merecido! O único prêmio que me deixou realmente surpreso foi o de Melhor Atriz prá Tânia Faria, pois jurei que ela seria a última das 5 a ser premiada. Não que ela seja ruim; muito pelo contrário! Tânia é uma puta atriz e merecia esse prêmio há horas. Mas acho que o papel dela - hilário! - na peça é quase o de uma coadjuvante... Todas as outras indicadas (só não vi o trabalho da Araci...) me pareciam mais aptas a levarem o troféu, sobretudo a Sissi, um arraso no "Teresa e o Aquário".

Quanto ao Tibicuera, não posso opinar muito, porque realmente vi pouquíssimas peças infantis em 2009. Mas não posso deixar de registrar a minha constatação - constatação esta dividida com vários colegas na festa de ontem... - de o quão democrática pareceu a decisão do júri do Tibicuera: nenhuma das peças ganhou mais de 2 troféus e, me parece, que todas levaram pelo menos um prá casa. Tipo: agradando a gregos e troianos! Mas, como escrevi a algumas linhas acima, não vi a maioria dos espetáculos e não posso dizer se a decisão foi justa ou não.
E, a bem da verdade, mesmo que eu tivesse visto TODAS as peças, não adiantaria escrever se a justiça havia sido feita, porque premiação é assim mesmo: imprevisivel! Já fiz parte de várias comissões de festivais amadores e já briguei muitas vezes por quem achava que merecia levar o prêmio. E quase sempre perdi prá democracia!
De qualquer forma, parabéns aos premiados! Aproveitem bem a graninha...

Daniel Colin

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...