sábado, 27 de março de 2010

Feliz 27 de Março!

O dia Internacional do Teatro foi instituído em 1961, pelo Instituto Internacional de Teatro(ITI). A cada ano, o organismo convida uma personalidade do teatro mundial para escrever uma mensagem. Em 2010, a atriz britânica Jude Dench fez as honras:

“A Jornada Mundial do Teatro é para nós a ocasião de celebrar o Teatro na multiplicidade de suas formas. Fonte de divertimento e inspiração, o teatro contém em si a capacidade de unificar as inúmeras populações e culturas que existem pelo mundo afora. Mas ele representa muito mais do que isso, ao oferecer-nos possibilidades de educação e informação.

O teatro acontece no mundo inteiro, e não apenas nos seus espaços tradicionais : os espetáculos podem ser realizados numa pequena aldeia da África, no sopé de uma montanha da Armênia, em uma pequena ilha do Pacífico. Ele não tem necessidade de um espaço e de um público. O teatro possui esse dom de nos fazer rir, de nos fazer chorar, mas ele deve, também, fazer-nos refletir e reagir.

O teatro é fruto de um trabalho de equipe. São os atores que vemos, mas existe um número espantoso de pessoas escondidas, todas elas tão importantes quanto os primeiros e cujas diferentes e específicas competências permitem a realização do espetáculo. A eles se deve uma parte de todo o triunfo ou sucesso alcançado.

O dia 27 de março é a data oficial da Jornada Mundial do Teatro. Mas cada dia deveria poder ser considerado, de diversas maneiras, como uma jornada do teatro, pois cabe-nos a responsabilidade de perpetuar esta tradição de divertimento, de educação e de edificação dos públicos, sem os quais não poderíamos existir.

Jude Dench.”

Em Porto Alegre, teremos amanhã a ilustríssima Parada de Teatro, que promete despertar a fome de cultura da cidade inteira! Mais informações no blog Mais Teatro!

Postar um comentário

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...