terça-feira, 13 de abril de 2010

UM ANO DA LEI USINA DAS ARTES!!!

no dia 13 de abril de 2009 virou lei o projeto Usina das Artes da Usina do Gasômetro, do qual o Teatro Sarcáustico tem o privilégio de fazer parte. Para quem não sabe o projeto Usina das Artes, único no pais, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura, surgiu em março de 2005, em torno da idéia do "território cultural". Com o objetivo de dinamizar o Centro Cultural Usina do Gasômetro, diversos grupos de teatro, dança e música passaram a utilizar os espaços como local para pesquisa, produção e circulação de novas linguagens cênicas. O projeto é uma parceria entre poder público, classe artística e empresas privadas.

Desde então cerca de três milhões de pessoas visitaram o espaço. As atividades culturais se dividem entre peças teatrais, intervenções coreográficas, shows musicais, oficinas e cursos. Já foram realizadas cerca de 7.000 atividades.

Atualmente os espaços da usina são ocupados por dez grupos. As companhias passam por um processo de seleção que exige, entre outras coisas, um trabalho continuado com, no mínimo, três anos de existência, além do cumprimento de uma temporada com o mínimo de quatro semanas e seis apresentações do grupo e a realização de oficinas bimestrais. Os grupos também se comprometeram a realizar atividades com entrada franca em um dia do mês. Em fim VIVA O USINA DAS ARTES, e para prestigiar o projeto ai está um vídeo da TvSarcáustico de quando ele foi aprovado:


Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...