quarta-feira, 2 de junho de 2010

Morre Kazuo Ohno


O dançarino e coreógrafo Kazuo Ohno morreu aos 103 anos em virtude de dificuldades respiratórias esta terça-feira (1º) em um hospital em Yokohama, Japão. A informação é de seu agente, reportada ao portal "Japan Today".

Kazuo Ohno era considerado um mestre do teatro butô, arte que mistura dança e artes dramáticas, inspirada no limite entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Ohno nasceu em 1906 na província japonesa de Hokkaido, filho de um chefe de cooperativa de pescadores e de uma instrumentista. Em 1929, assistiu a um espetáculo que o levou a se envolver com dança, "La Argentina", encenado em Tóquio pela espanhola Antonia Mercé.

Alguns anos depois, passou a ter aulas de dança, interrompidas pela Segunda Guerra Mundial, na qual lutou. A experiência como combatente e prisioneiro de guerra também foi de influência em sua arte.

Kazuo Ohno subiu aos palcos apenas quando já tinha mais de 40 anos. Um grande parceiro seu foi Tatsumi Hijikata (1928 - 1986), que muitos consideram o pioneiro do butô, com quem trabalhou por muitos anos. Em 1977, Ohno fez sua primeira apresentação sozinho, "Admirando La Argentina", referência ao espetáculo que tanto lhe influenciou. A peça tinha direção de Hijikata e foi aclamada pela crítica.

Entre outros trabalhos notórios estão "Dead Sea", "Ka Cho Fu Getsu", "My Mother" e "Water Lilies".

Kazuo Ohno esteve três vezes no Brasil -- em 1986, 1992 e 1997.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...