terça-feira, 1 de março de 2011

"Frida Kahlo, à Revolução!" com entrada franca - Homenagem ao Dia da Mulher



ATIVIDADES GRATUITAS EM HOMENAGEM AO
DIA DA MULHER

Nos dias 11, 12 e 13 de março, a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre promoverá uma homenagem ao dia internacional da mulher, com atividades gratuitas. No primeiro dia, haverá o bate papo Kahlo e a percepção do feminino e depois seguem apresentações do espetáculo "Frida Kahlo, à Revolução!" durante todo o final de semana, com distribuição de senhas 1h antes.
O espetáculo, escrito por Juçara Gaspar e dirigido por Daniel Colin, é focado no princípio revolucionário, com a própria Frida conduzindo o espectador por uma redescoberta ética e estética, da arte como denúncia solidária e solitária, possível através da mágica que é o fazer teatral.
O bate papo contará com convidadas especiais, que conduzirão um diálogo sobre discussão de gênero a partir de Frida Kahlo.


SERVIÇO:

BATE PAPO
11 de março
Sala Álvaro Moreyra
sexta às 19h30
Convidadas:
Cláudia Prates, representante da Marcha Mundial das mulheres
Bárbara Wilbertt, diretora de formação e cultura do SINTRAJUFE
Enid Backes, socióloga e feminista
Mediação de Ana Fagundes, Secretária Adjunta de Cultura

FRIDA KAHLO – À REVOLUÇÃO
11 e 12 e 13 de março
Teatro Renascença
Sexta e sábado às 21h, domingo às 20h
Entrada Franca – distribuição de senhas 1h antes

SINOPSE
Frida Kahlo, à Revolução! é um exercício de paixão sobre o ato de SER em seu estado completo e imprescindível, que desvela a maquiagem espessa com a qual os modismos tentaram tornar a Pintora mexicana e sua obra palatáveis. Com texto inédito, focado no princípio revolucionário, é a própria Frida que nos conduz por esta redescoberta ética e estética, da arte como denúncia solidária e solitária, possível através da mágica que é o fazer teatral. A trilha sonora é executada ao vivo, criada pelo músico Luciano Alves especialmente para este espetáculo, que traz Daniel Colin na direção e Juçara Gaspar na atuação e no trabalho de pesquisa.

“André Breton disse certa vez que a obra de Frida Kahlo era uma fita ao redor de uma bomba. Fomos construindo nosso espetáculo sobre esta imagem focando hora na fita, hora na bomba, já que não se pode separar a Frida da exuberância pura, do temperamento e genialidade explosiva, misturados com tanta tragédia e vibrando numa feminilidade quase santificada. O mais importante é perceber a delicadeza com que Frida Kahlo foi atando todos os destroços dos quais foi feita: coluna vertebral, coração, alma. Todos destroçados. Frida, talvez mais do que ninguém, tenha conseguido expressar sentimentos tão horríveis de maneira tão singela e particular. Inesquecível. Por isso esta é a nossa Frida Kahlo: a beleza da fita envolta na dureza da bomba.”
Daniel Colin – Diretor

FICHA TÉCNICA
Pesquisa e Atuação: Juçara Gaspar
Direção: Daniel Colin
Trilha Original Ao Vivo: Luciano Alves,
Iluminação: Carol Zimmer
Preparação Corporal e Coreográfica: Daniele Zill
Cenografia: Lara Coletti
Fotos: Carlos Sillero e Beatriz Sallet
Pesquisa de figurino e maquiagem: Juçara Gaspar


Um comentário:

Guadalupe Casal disse...

Pra quem ainda não viu vale a pena conferir! A vida de uma mulher marcante retratada lindamente!

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...