terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Os Melhores no Teatro em Porto Alegre, por Daniel Colin

2011 foi um ano muito prolífero para Porto Alegre e para o Teatro Sarcáustico, especificamente. Estreamos um espetáculo muito mais simples que nosso anterior ("Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá"), mas nem por isso, menos profundo: "Breves Entrevistas com Homens Hediondos" marcou a primeira montagem da obra de David Foster Wallace no Brasil e gerou diversas discussões acerca da obra polêmica deste autor norteamericano. Além disso, fomos eleitos o Melhor Espetáculo e Melhor Direção no Porto Alegre em Cena (Prêmio Braskem) por "Wonderland..." e participamos com o mesmo espetáculo-evento do Caxias em Cena.
Já Porto Alegre, recebeu as presenças mais do que ilustres de Pina Bausch, Ariane Mnouchkine, Peter Brook, Alan Platel e Bob Wilson na programação do Porto Alegre em Cena.
Tendo em vista tanta coisa boa que foi vista em 2011, deixo registrado abaixo, os espetáculos que mais fizeram minha cabeça nesse ano!


* BREVES ENTREVISTAS COM HOMENS HEDIONDOS (Teatro Sarcáustico/RS): Dirigido por 4 pessoas diferentes, a peça é um mosaico de histórias mordaz e potente, no qual o elenco defende o discurso de David Foster Wallace num verdadeiro tour de force. Antonio Hohlfeldt escreveu que o espetáculo faz uma necrópsia do contemporâneo. Apesar de tudo, foi ignorado pelo Prêmio Açorianos de Teatro...




* HOTEL FUCK - NUM DIA QUENTE A MAIONESE PODE TE MATAR (Santa Estação/RS): Apesar de possuir uma narrativa por muitas vezes superficial, "Hotel Fuck" é, sem sombra de dúvida, o espetáculo mais impactante do ano em Porto Alegre, com uma linguagem apurada e propostas cênicas extremamente criativas. Larissa Sanguiné, Gabriela Greco e Denis Gosch sobressaem em um elenco bastante forte. A dramaturgia de Diones Camargo é, mais uma vez, irônica e muito bem elaborada!
Apesar de tudo, foi menosprezado pelo Prêmio Açorianos de Teatro, já que não levou NENHUM dos 10 Troféus aos quais concorria (sendo que era favorito em vários deles)...




* LES NAUFRAGÉS DU FOL ESPOIR (Théâtre du Soleil/França): O encerramento do Porto Alegre em Cena não poderia ser mais poderoso com a presença deste que é um dos maiores grupos de teatro do mundo! Ariane Mnouchkine dirige um espetáculo absolutamente teatral, mesmo em meio a técnicas de cinema mudo. O elenco é simplesmente arrebatador, sobretudo Eve Doe-Bruce, interpretando Félix Courage. Apesar de cansativo e menos impactante do que "Les Epheméres" (que vimos há alguns anos), "Les Naufragés du Fol Espoir" foi um espetáculo obrigatório!




* VIÚVAS - PERFORMANCE SOBRE A AUSÊNCIA (Ói Nóis Aqui Traveiz/RS): Espetáculo-evento que nos conduziu de barco até a Ilha do Presídio para nos depararmos, sobretudo, com uma performance dilacerante de Tania Farias, com certeza, uma das melhores atrizes que temos no estado, talvez do país. Se por um lado deixa a sensação de fórmula repetida já usada pelo Ói Nóis, por outro "Viúvas" carrega em seu âmago a vivacidade de um elenco jovem querendo discursar com muita propriedade e vontade.




* A ÚLTIMA GRAVAÇÃO DE KRAPP (Bob Wilson/EUA&Itália): Visualmente desolador e sonoramente destruidor. Uma hecatombe artística proposta por Bob Wilson. Genial!




* O FANTÁSTICO CIRCO-TEATRO DE UM HOMEM SÓ (Cia. Rústica/RS): Heinz Limaverde mais uma vez mostra o quão enorme é a sua capacidade de nos comover, grande ator que é! Direção delicada de Patrícia Fagundes. Lindo, lindo, lindo, lindo, pega a freeway e vai de tão lindo...




* FRAGMENTOS DO DESEJO (Compagnie Dos à Deux/França): Diversas vezes brega e previsível, o novo trabalho da Dos à Deux não chega nem perto do encantamento que foi "Saudade em Terras D'água", mas nos faz relembrar a importância do trabalho técnico dos atores em um espetáculo. Por isso mesmo, os atores são estonteantes! A cena do alongamento do velho feito pela empregada é sensacional!




* TEN-CHI (Pina Bausch/Alemanha): Cai a neve e seguimos até hoje dançando com Pina Bausch e seus bailarinos inesquecíveis...





E você?? Lembra de algum outro espetáculo que tenha feito sua cabeça????



3 comentários:

Fábio Camargo Corrêa disse...

eu não sei o que me deixou mais indignado... se o Breves Entrevistas não concorrer a melhor espetáculo ou o Heinz não ter ganho o açorianos de melhor ator.

Anônimo disse...

A Lição
Fiz e fez minha cabeça. Ainda neste ano no Poa em Cena.
Margarida Leoni Peixoto

Cia. De Teatro Atemporal disse...

Olá, Queridos Amigos do Teatro Sarcáustico!

Desejamos que vocês, suas família e seus amigos tenham

UM FELIZ NATAL E UM FELIZ ANO NOVO!

E que DEUS possa ainda mais nos honrar com as belezas de seus trabalhos para sempre!

Clemente.

Cia. De Teatro Atemporal.

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...