quarta-feira, 18 de julho de 2012

Centro Cenotécnico permanecerá no mesmo endereço, mas de cara nova

O Centro Cenotécnico, um dos espaços mais importantes para o desenvolvimento das artes cênicas em Porto Alegre, vai ganhar uma nova cara _ mas não um novo endereço. Na noite de ontem, a prefeitura da Capital anunciou que irá construir, no mesmo terreno, um novo edifício em substituição ao que será demolido para a ampliação da Voluntários da Pátria, obra que compõe o cronograma de obras para a Copa de 2014.

Desde o início do mês de junho a comunidade das artes cênicas gaúcha temia pelo destino do Centro, um espaço multiuso de 1,3 mil metros quadrados que desde 1985 é utilizado por cerca de 80% das companhias de teatro do Estado para concepção de espetáculos e ensaios. O lugar também abrange oficinas para construção de cenários e adereços, depósitos para armazenagem e estúdio de foto e vídeo.

Quando souberam da demolição de parte do complexo, artistas e representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão do Estado (Sated/RS) começaram as tratativas junto ao poder público para definir a melhor solução. As alternativas mais prováveis eram ou a desapropriação de um novo local em Porto Alegre ou a construção de um novo prédio no mesmo terreno onde hoje está o Centro. Ganhou a segunda.

Em comunicado, a prefeitura afirmou que "serão reaproveitados e reformados os prédios remanescentes no local, além da construção de um novo prédio de 2,5 mil metros quadrados, em área contígua, pertencente ao Governo do Estado que abrigará a sala de ensaios. Os recursos estimados como necessários para construção do novo prédio serão repassados pela Prefeitura de Porto Alegre e o projeto e execução da obra ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado".

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...