terça-feira, 6 de novembro de 2012

Projeto mapeia teatro para crianças e adolescentes no RS


Quem faz teatro voltado à infância e juventude no Rio Grande do Sul e como desenvolve todas as etapas de seus projetos artísticos é o que busca saber o Mapeamento do Setor de Artes Cênicas para a Infância e Juventude no Brasil, que a Cia. Boto Vermelho (Rio de Janeiro) está realizando, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e a Petrobrás.
A etapa gaúcha ocorrerá nos dias 06, 07 e 09 de novembro, à tarde, na Casa de Cultura Mario Quintana, com painéis e preenchimento de questionário. Informações e inscrições com o diretor artístico do projeto, Ricardo Schöpke, ator e diretor da Boto Vermelho e crítico teatral do Jornal do Brasil/O Globo, pelo email rss014@hotmail.com. A entrada é franca.
O abrangente programa alcança todas as áreas de atuação de um grupo ou cia. que trabalha profissionalmente ou de forma amadora com artes cênicas para a infância e juventude: formação, espaço físico, formas de produção, relação com todas as leis de incentivo, todos os editais, prêmios, temporadas, festivais, penetração na mídia, entre outros aspectos.
A iniciativa pretende mapear como é a economia criativa nesta área de atuação, trazendo questões que irão colaborar para um diagnóstico completo sobre todos os pontos positivos e negativos; e que serão discutidos bianualmente, através de seminários. A ideia surgiu no ano passado, no Seminário Internacional de Teatro para Infância e Juventude, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro.
O foco principal do encontro, em cada um dos 27 estados, é a questão estadual, que será domada para a elaboração do painel nacional. O projeto irá gerar um catálogo, um site e a 2ª edição do Seminário de Teatro para a Infância e Juventude. O primeiro dia (06 de novembro) terá uma programação mais intensa e os demais dias serão dedicados à consultoria para o preenchimento dos questionários, para artistas e produtores.

Confira a programação:
06 de novembro (terça-feira):
- 14h às 15h30 – Abertura de Ricardo Schöpke e exibição do DVD de abertura do I Seminário Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, com a participação do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes;  do Secretário de Políticas Culturais do MinC, Sergio Mamberti; da gerente de Patrocínio da BR Petrobrás, Alena Aló de Santana Cabral; da representante da Funarte, Eliane Grosman e do Gerente de Programação da Oi Futuro, Roberto Guimarães.
- 15h30 às 16h15 – Painel sobre a situação do teatro para a infância e juventude no Brasil.
- 16h15 às 17h – Painel sobre a situação do teatro para a infância e juventude em Porto Alegre/RS, com foco nas questões estadual e municipal.
- 17h às 17h15 – Apresentação do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura.
- 17h15 às 18h – Apresentação do Mapeamento e preenchimento dos livretos.

07 de novembro (quarta-feira):
- 14h às 16h – Consultoria para o preenchimento dos questionários, para os artistas/produtores que não foram ao primeiro encontro.

09 de novembro (sexta-feira):
- 14h às 17h – Último dia para o recebimento dos questionários que ainda não tenham sido entregues.

Serviço:
O que: Mapeamento do Setor de Artes Cênicas para a Infância e Juventude no Brasil
Quando: 06, 07 e 09 de novembro (terça, quarta e sexta-feira)
Onde: Salas E4 (dias 06 e 07) e Marcos Barreto (dia 09) – 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Informações e inscrições: (21) 8242-9293, com Ricardo Schöpke e email rss014@hotmail.com
Entrada franca

Texto: Lúcia Karam
Edição: Asscom Sedac

Um comentário:

Cia Nós em Cena disse...

Seguindo....

Segue o nosso tbm:

http://ciateatralnosemcena.blogspot.com

Abçs

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...