sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto Usina das Artes, único em residência artística continuada, do país, está em risco!!


MANIFESTO Á FAVOR DA CONTINUIDADE DO PROJETO USINA DAS ARTES

Aos amigos, parceiros e simpatizantes da Usina do Gasômetro
Nós, artistas de grupo e trabalho continuado em artes cênicas de Porto Alegre,integrantes do Projeto Usina das Artes que encontram na Usina do Gasômetro seu principal palco e espaço de produção, estamos em sério risco de perder nosso território cultural. Quando falamos nosso, é no sentido de bem comum e não particular nem denominado, pois é parte da comunidade cultural da cidade cada uma das 7 salas de teatro e dança do referido centro cultural.A Secretaria Municipal de Cultura não realizará novo edital de ocupação, este ano, interrompendo o processo e tem como objetivo retirar 3 salas do projeto para outras atividades.Essas duas ações impedem a continuidade de um projeto amplo que dá condições de trabalho para dezenas de grupos e centenas de profissionais.Lembrando que já outras duas ações foram extintas, o Projeto Usina da Educação que oferecia educação informal para crianças e adolescentes e o Usina na Praça, que levava todo domingo uma grande diversidade de atrações gratuitas á comunidade no estacionamento da Usina.
A Usina do Gasômetro, símbolo de Porto Alegre, abriga uma infinidade de grupos teatrais, de dança, circo, música e o que mais se manifestar positivamente nas artes.Neste espaço acontecem oficinas populares e uma gama diversificada de manifestações polifônicas e multifacetadas.
Participaram dos projetos vinculados à direção da Usina do Gasômetro 82 Companhias de Artes (teatro, dança, circo, música, mágica, bonecos, cultura italiana, capoeira, melhor idade, consciência ambiental). O público estimado para todo este período,2005/2012 supera 3 milhões de pessoas. Os dois maiores públicos dentre todas as Exposições realizadas em Porto Alegre nos últimos 10 anos foram na Usina do Gasômetro: 387 mil pessoas na Bienal de 2005; 362 mil pessoas na exposição No Ar - 50 anos (2007).
Trabalham atualmente na Usina do Gasômetro 35 grupos de arte: Ânima Cia de Dança; Eduardo Severino Cia de Dança; Levanta Favela, Santa Estação Cia de Teatro; Grupo Jogo; Cia Cuidado que Mancha; Komica Cultural; Grupo dos Cinco; NEELIC; Depósito de Teatro; Teatrofídico; Teatro Sarcáustico; Tony Marques Cia de Dança; Magiarte; Mimese Cia de Dança; Grupo de Risco; Grupo Enfim; Dança Coisa; Grupo Corpo em Cena; Grupo Processos; Coletivo 3 em 1; Palhaços Sem Lona; Electra [Zero]; Grupo Sereias; Caracol Danças e Cenas; Grupo Artéria; TIA – Teatro, Idéia e Ação (Canoas); Grupo Teatral Leva Eu (Viamão); Amigos da Arte; Associação Itália-Porto Alegre; Banda Perturbadores; Cataventos; Sahaja Yoga, Acapoeira. Nas últimas duas edições dos Prêmios Açorianos de Dança e Teatro e do Porto Alegre Em Cena, praticamente todos os contemplados faziam parte do projeto Usina das Artes.

Para que mais de uma centena de artistas não deixe seus espaços de criação e possam continuar levando arte e cultura para a comunidade porto alegrense, estamos fazendo este manifesto Á FAVOR DA CONTINUIDADE DO PROJETO USINA DAS ARTES.

ASSINADO
GRUPOS DO PROJETO USINA DAS ARTES

CIA TEATROFÍDICO
EDUARDO SEVERINO CIA DE DANÇA
ÂNIMA CIA DE DANÇA
LEVANTA FAVELA
SANTA ESTAÇÃO CIA DE TEATRO
GRUPOJOGO
KOMICA CULTURAL
GRUPO DOS CINCO
DEPÓSITO DE TEATRO
TEATRO SARCÁUSTICO
CIA CUIDADO QUE MANCHA


Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...