domingo, 4 de maio de 2014

O que não dá pra perder no Palco Giratório 2014!!!

Bem, pessoal, todos os anos, eu meio que faço uma lista dos espetáculos imperdíveis que estarão na programação do Palco Giratório do SESC aqui em Porto Alegre. Neste ano, apesar de atrasado (porque o Festival já começou...), deixo abaixo as minhas dicas. Algumas peças eu mesmo já vi, outras suponho que sejam boas... Espero que vocês também curtam!
Primeiro de tudo, é importante dizer que o Palco Giratório está cada ano mais interessante, com um olhar especial ao trabalho de importantes grupos de teatro do Brasil! Parabéns à equipe curadora e organizadora deste Festival.
Enfim, o que realmente NÃO dá pra perder no Palco Giratório 2014:


* HYGIENE & OS OUTROS TRABALHOS DA XIX DE TEATRO (SP): Sendo um dos coletivos mais instigantes que surgiram em SP nas últimas décadas, a XIX já veio a Porto Alegre com seu primeiro espetáculo, "Hysteria", que arrebatou o público gaúcho em 2009 - acho...-, também na programação do Palco Giratório. Neste ano, eles vêm com 3 trabalhos: "Marcha para Zenturo" (uma parceria com a Espanca!), "Nada aconteceu, Tudo acontece, Tudo está acontecendo" e "Hygiene", o segundo espetáculo na história do grupo. Tive a oportunidade de conferir o "Hygiene" no Festival de Curitiba há alguns anos e foi uma experiência reveladora pra mim, um trabalho forte, político e que utiliza muito bem os espaços em que está inserido. Imperdível!




* CINE MONSTRO (RJ): Enrique Diaz encerra sua trilogia de espetáculos criados a partir de textos do canadense Daniel MacIvor, sendo os dois primeiros o excelente "In on It" e o morno "A primeira vista", os quais pudemos conferir em Porto Alegre nos últimos anos. Desta vez, Diaz, além de dirigir, está em cena, em seu primeiro solo. Assisti a "Cine Monstro" no Festival Cena Contemporânea de Brasília em 2013 e posso garantir que é o melhor texto da trilogia, surpreendente e mordaz, muito bem articulado com os efeitos sonoros propostos por Diaz. Infelizmente, achei os vídeos fracos e redundantes, apesar de bonitos, e não me empolguei com a interpretação de Enrique Diaz, que a meu ver, ficou devendo na caracterização das personas propostas por MacIvor. Ainda assim, um ótimo espetáculo!




* CIA DO LATÃO (SP): O trabalho e a trajetória da Cia. do Latão por si só já nos obriga a ir ao teatro pra conferir seus espetáculos. Neste ano, eles estão na programação com "Ópera dos Vivos" e com "O Círculo de Giz Caucasiano", este um dos mais lindos trabalhos ao qual já assisti de um grupo brasileiro. Lembro-me de que saí extremamente tocado do teatro, no caso a antiga sede do Depósito de Teatro, na Câncio Gomes, quando lutávamos pra manter o grupo e o espaço apesar do roubo que sofremos de uma produtora ordinária... Perdemos o lugar, mas as memórias que fizemos lá seguem fortes em mim e, dentre elas, as lágrimas que dediquei a este "Círculo de Giz Caucasiano".



* UMA FLOR DE DAMA (CE): Silvero Pereira é um dos melhores atores que temos visto circular pelo Brasil nos últimos anos! Escrevo isso por causa dos dois únicos trabalhos dele aos quais assisti: "BR-Trans", com direção da gaúcha Jezebel de Carli, e este "Uma Flor de Dama". Ambos tocantes, potentes e viscerais. Lindos!



* AS ESTRELAS CADENTES DO MEU CÉU SÃO FEITAS DE BOMBA DO INIMIGO (SP): Minha única referência deste espetáculo é que ele foi dirigido pelo meu conterrâneo, o santista Nelson Baskerville, diretor do espetáculo-cult "Luís Antônio-Gabriela". Apenas esta informação - e que informação! - já me deixa ansioso por conferir o trabalho! (e as imagens da peça são lindas, né não?)




* A CASA AMARELA (SP): Gero Camilo interpretando Van Gogh. Ponto.




* CIA DOS ATORES (RJ): Um dos mais importantes grupos cariocas também estará no Festival com 2 espetáculos: "Como estou hoje" e "Conselho de Classe", este com dramaturgia do escritor-fetiche do momento, Jô Bilac. 




* QUALQUER COISA A GENTE MUDA (RJ): A oportunidade rara de poder ver Angel Vianna dançar aos 85 anos. Como perder?




* PLAGIUM (MS): A Cia. Dançurbana é coordenada pelo grande amigo Marcos Mattos, que vem realizando ótimos trabalhos em Campo Grande no âmbito da dança. Em "Plagium", o Marquinhos fez um trabalho-resposta a um cidadão que acusou, de má-fé, o Dançurbana de estar plagiando o trabalho de outros grupos. Um espetáculo-vingança. Pelo visto, isso acontece em vários estados brasileiros...




* TRAJETÓRIAS DE GRUPOS GAÚCHOS: Vários grupos gaúchos estão comemorando seus aniversários em 2014, como o próprio Sarcáustico que faz 10 anos. Alguns destes grupos tiveram a chance de incluir seus espetáculos de repertório na programação do Palco Giratório como reconhecimento de suas pesquisas cênicas. Nada mais justo! Todos eles com um trabalho sério, digno e espetáculos muito bons.
Primeiramente, o Ói Nóis Aqui Traveiz com 35 anos de trajetória, tornando-se realmente o mais importante grupo gaúcho de todos os tempos. Por isso, não dá pra perder, sobretudo, o "Medeia Vozes", que, a meu ver, indica outros caminhos pro próprio grupo em termos de estética e linguagem. 
A Cia. Stravaganza comemora 26 anos de estrada com 5 espetáculos na programação, dentre eles o novíssimo "Pequenas Violências Silenciosas e Cotidianas", com direção de Fernando Kike Barbosa. 
A Oigalê também apresentará 5 trabalhos pra festejar os 15 anos de teatro de rua da companhia e, por incrível que pareça, "Deus e o Diabo na Terra de Miséria", o primeiro trabalho do grupo, continua sendo o melhor de todos eles. Imperdível! 
Já a Cia. Rústica, comemorando 10 anos de trabalho continuado, estará no Palco Giratório com 6 trabalhos e uma oficina. Patrícia Fagundes, cabeça do grupo, é, sem sombra de dúvida, uma das melhores diretoras de Porto Alegre e não dá pra perder suas peças, sobretudo "O Fantástico Circo Teatro de um Homem Só", com ótima interpretação de Heinz Limaverde.


"Medeia Vozes"


Existem outros grandes grupos e artistas na programação, como a Luna Lunera, o Teatro de Anônimo, o La Mínima, o Grupo Trilho, o Povo da Rua... enfim... muita coisa boa neste mês de maio! Agendem-se!!!

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...