terça-feira, 30 de março de 2010

Auto-plágio nos desenhos da Disney?

Qual o limite real entre o "auto-plágio" e a "auto-referência"??? Vamos ver esta montagem realizada com alguns desenhos animados da Disney para refletirmos um pouco sobre este assunto...


4 comentários:

Marcos Chaves (Markus Chaves) disse...

Caracoles!!!1!11onze!!

Miriam Miranda disse...

Excelente estímulo à reflexão!

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

A cena de Robin Wood com certeza é auto-referência, foi feito na década de 70 enquanto Branca de Neve na década de 30. É muito tempo depois e como Branca de Neve foi o primeiro, um super clássico, nada mais justo que homenagear.

Quanto aos demais, alguns parecem mesmo falta de inspiração.

Patricia Loupee disse...

Eu já tinha ouvido falar disso há muito tempo, e esse vídeo só torna ainda mais claro. Mas não culpo.
Primeiro por ser material deles mesmo, e segundo, pelo fato das lâminas de acetato, onde os desenhos eram pintados antigamente, serem extremamente caras e complicadas de se trabalhar. Não a toa estão sendo cada vez menos usadas hoje em dia.
O reaproveitamento das lâminas é comum em estúdios ao redor do mundo inteiro, econômia de dinheiro, e no caso da Disney, de tempo mesmo. Que parece sacanagem e falta de inspiração parece, e em parte até é, mas vale lembrar que naquela época, desenho animado se fazia na munheca, quase mais de 60 imagens para apenas um segundo de filme, então, não tem como por a culpa neles.
Já no caso de O Rei Leão e Atlantis... São outros 500.

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...