segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Paint a Future expõe sonhos de crianças carentes

A exposição “Paint a Future” abre ao público no dia 6 de agosto, sexta-feira, ficando até o dia 31 do mesmo mês, no térreo do Centro Cultural Usina do Gasômetro. Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca.

“Paint a Future” apresenta 120 quadros pintados por artistas de 40 nacionalidades a partir de desenhos feitos por crianças pobres de países como Bulgária, Bósnia, Brasil, Argentina, Croácia, Madagascar, Chile, Moldávia e Peru. O projeto foi idealizado pela artista plástica holandesa Hetty van der Linden, que se encontra em Porto Alegre e estará presente na abertura da mostra.

Os quadros foram pintados com a utilização de técnicas mistas e possuem dimensões variadas: 100cm x 100cm, 140cm x 140cm e 50cm x 50cm.


Paint a Future

O projeto não tem pátria, nem idioma, gênero, cor, credo ou qualquer tipo de discriminação. Só tem escolhas. E essa escolha é a de fazer o sonho de uma criança pobre tornar-se realidade.

É a escolha de Hetty van der Linden. Sua trajetória em favor dos “humilhados e ofendidos” já é antiga. A cada exposição individual, ela investia o dinheiro da venda de uma obra para minorar necessidades de uma criança carente. Seus amigos artistas foram se encantando com a idéia e também decidiram fazer parte dos sonhos de Hetty.

A artista criou coragem e decidiu, então, fazer uma exposição coletiva, mas desta vez, a partir do imaginativo infantil. Ela vai a comunidades carentes de países como Bulgária, Bósnia, Brasil, Argentina, Croácia, Madagascar, Chile, Moldávia e Peru munida de papel, tintas, pincéis e muita vontade de ajudar. Hetty oferece o material às crianças e pede que elas fechem os olhos e desenhem seus sonhos. O pincel vira uma varinha mágica, colorindo desejos e distribuindo esperança.

A partir dos desenhos, os artistas-amigos pintam telas que são vendidas em museus e galerias, cujo dinheiro é investido nas crianças-autoras dos desenhos. Todo o material utilizado no projeto vem de doações, tanto o que vai para as crianças quanto para os artistas. O resto é amor, é vontade, é desejo de fazer felicidade.

www.paintafuture.org

www.hettyvanderlinden.com






Mais informações e agendamento de entrevistas: (51) 8182 6260

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...