quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Frida Kahlo, À Revolução" estreia hoje!


Caríssimas/os,
A intensa vida artística e política da pintora mexicana Frida Kahlo é o tema da peça de teatro "Frida Kahlo: à Revolução", a ser apresentada a partir do dia 23 de Setembro até 14 de Outubro.
As sessões fazem parte do Projeto NOVAS CARAS (SMC-Porto Alegre) e ocorrem em todas as quarta-feiras, às 20h, no Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575). A entrada é franca, com distribuição de senhas a partir das 19h.
A peça é dirigida pelo sarcáustico Daniel Colin e a pesquisa, que deu origem ao texto, assim como a atuação é de Juçara Gaspar. A trilha sonora original de Luciano Alves é executada ao vivo.


Quem foi Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon nasceu em 1907, no México, mas começou a pintar somente em 1925, quando se recuperava de um grave acidente de ônibus que sofreu aos 18 anos. Frida passou por inúmeras cirurgias, algumas experimentais, abortos, mutilações e traumatismos.

Sua vida intensa - vida política e amorosa também influenciou sua arte. Símbolo do feminismo e da liberdade, ela militou no partido comunista mexicano e viveu um tumultuado casamento de 25 anos com o artista Diego Rivera. Frida dizia ter nascido em 1910, ano da Revolução Mexicana, pois queria que sua vida começasse junto com o México Moderno - embora tenha nascido três anos antes.

Na pintura, Frida se caracterizou por obras que retratavam a si mesma, com muitas cores e intensidade. No entanto, a pintura é apenas uma versão da artista, militante e indivíduo Frida Kahlo.

Revolucionemo-nos!

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...