segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Gaúchos no Em Cena - comentário

Neste último fim-de-semana, fui conferir dois espetáculos gaúchos que integram a programação do Porto Alegre em Cena 2009: “Teresa e o Aquário” e “O Sobrado” (aos quais não havia conseguido assistir em suas respectivas temporadas...). Excelente é o adjetivo mínimo que eu posso escrever para ambos os trabalhos!

Sob chuva muito chata, cruzei a cidade a me desloquei até o Teatro do CIEE para ver “Teresa e o Aquário”, com direção do João de Ricardo. Como acompanho o trabalho do João desde os primeiros experimentos como diretor no DAD/UFRGS (sendo seu ator inclusive em dois exercícios), posso dizer sem sombra de dúvida, que é o espetáculo mais autoral e maduro dele. Assim como maduras são as interpretações da Sissi e do Lisandro, ambos em seus melhores trabalhos até hoje. Amparados pela dramaturgia do sempre instigante Diones Camargo, a Espaço em Branco nos proporciona um espetáculo nada fácil de assistir e, por isso mesmo, muito arrebatador, intenso e belo. Destaque para as cenas solo do Lisandro com a lâmpada verde (Dinheiro! Dinheiro!) e da Sissi lindíssima com a amarela (“Vazio”). Maravilhosas!

Quanto a “O Sobrado”, uma verdadeira aula de direção. Minha mestra-orientadora Inês Marocco conseguiu extrair da sala do Memorial do Rio Grande do Sul e de alunos do DAD/UFRGS pérolas inimagináveis. Utilizando um elenco de caras novas, todos muito bons (sobretudo o Fiatt e a Izandria, que são excelentes!), Inês consegue nos transportar ao universo de Érico Veríssimo sempre de maneira surpreendente. Tive vontade de levantar e aplaudir várias cenas, tamanha era a minha emoção e choque com a intensidade dramática retirada de elementos muito simples. Parabéns à Inês e à equipe, que nos proporcionaram o melhor espetáculo do ano!

Não vou me aprofundar demais em nenhuma das duas peças porque é obrigação de todos os gaúchos assistirem-nas quando voltarem em cartaz!!!


Em tempo: “O Médico à Força”, do qual integro o elenco, se apresentou no sábado, com casa lotada e recepção muito calorosa! Recebemos críticas ótimas de o quanto havíamos evoluído com o trabalho! Palmas à equipe também!
Em tempo 2: Infelizmente não pude ver “O Bairro” e “Mulheres Fortes em Corpos Frágeis”, nem poderei assistir aos outros gaúchos nessa semana. Mas recomendo a todos os seguidores do Sarcáustico que não percam o teatro daqui!
Em tempo 3: E sábado que vem, os macacos invadirão o Em Cena...

Daniel Colin – aquele que sabe que não é gaúcho

Nenhum comentário:

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...