Mostrando postagens com marcador sesc-rs. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sesc-rs. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A LUZ NA CENA / Criação e Montagem: Aula aberta com Beto Bruel

Aula aberta com o premiado iluminador Beto Bruel, mostrando, passo a passo, cada etapa do processo de criação e montagem de luz de um espetáculo teatral, detalhando as características dos distintos equipamentos normalmente utilizados. O material e os conteúdos utilizados são registros digitais do processo de criação e montagem da luz do espetáculo “Não Sobre o Amor”, que concedeu ao ministrante (medalha de ouro no Wolrd Stage Design/2009, prêmio máximo de iluminação mundial).
Publico alvo: Iluminadores, profissionais e estudantes de teatro e demais comunidade interessada .

Mini currículo Beto Bruel
Iniciou sua carreira de iluminador em Curitiba em 1970. Seu primeiro trabalho profissional Momento, na peça “MARAT SADE”, direção de Oraci Gemba. Trabalhou com todos os diretores de Curitiba, iluminando peças
Participa do Manhãs Iluminadas, da ABRIC- Associação Brasileira de Iluminação Cênica, É proprietário da proprietário da Iluminação Tamanduá, empresa de locação de equipamentos de iluminação cênica.
Entre os trabalhos recentes, sob direção de Felipe Hirsch, destaca:
2008 - Ópera “ O CASTELO DO BARBA AZUL”
2008 - Show ROBERTO E CAETANO – HOMENAGEM A TOM JOBIM
2008 - a iluminação da peça “NÃO SOBRE O AMOR”.
2009 - “VIVER SEM TEMPOS MORTOS”, com Fernanda Montenegro
2010 - “PTERODÁTILOS”. Com Marco Nanini, Mariana Lima e outros
2010 - “CINEMA’”. Com Renata Pinto, Bel Wilker, Pedro Inoue e outros
2011 - “TRILHAS SONORAS DE AMOR PERDIDAS” e a ópera “RIGOLETTO” na reabertura do Theatro Municipal de São Paulo
2012 - Show “Tributo à Legião Urbana”
E com outros diretores:
2011- “HELL”. Direção de Hector Babenco com Barbara Paz
2011 – “MURRO EM PONTA DE FACA”, de Boal e direção de Paulo José
PRÊMIOS E TÍTULOS RECEBIDOS
MEDALHA DE OURO DA MOSTRA WORLD STAGE DESIGN / Seul /2009
3 PRÊMIOS SHELL (RJ)
17 PREMIOS GOVERNADOR DO ESTADO/ TROFEU GRALHA AZUL/Curitiba
6 PRÊMIOS POTY LAZAROTTO

Data: 30 de outubro
Horário: 14 às 18h
Local: Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665) 
Inscrições gratuítas por e-mail: culturacentro@sesc-rs.com.br

sábado, 26 de janeiro de 2013

Revista Arte SESC #11

Ai está a revista Arte SESC #11, com o nosso querido Breves Entrevistas com Homens Hediondos ilustrando a capa com uma foto de Claudio Etges. Na revista tem um texto muito bacana, do nosso sarcáustico Daniel Colin, trazendo várias perspetivas sobre o Festival Palco Giratório que a cada ano ganha mais força em Porto Alegre, tanto em importância, quanto em tamanho. Clica e confere, tem muita coisa boa!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Segundo final de semana de "Breves Entrevistas com Homens Hediondos" (Teatro Sarcáustico), no Teatro de Arena. Apresentações inseridas na programação do 7º Festival Palco Giratório SESC-RS, com ingressos a partir de R$5,00 até R$20,00. I M P E R D Í V E L ! ! !
De sexta a domingo, às 20h, até 27/5.
Outras informações sobre o Festival Palco Giratório em http://www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio/ 

 

domingo, 11 de março de 2012

Festival Palco Giratório Sesc/POA traz grupo dinamarquês Odin Teatret, em maio, ao RS

O 7º Festival Palco Giratório Sesc/ POA trará ao RS, no mês de maio, o grupo dinamarquês Odin Teatret. Pela primeira vez, os gaúchos poderão conferir dois espetáculos desta que é uma das mais antigas e renomadas companhias teatrais no mundo. Odin Teatret também estará à frente de residência artística para diretores e atores, palestras e exibições de filmes.

Depois de ter ministrado uma palestra, em 2010, no mesmo festival, Eugênio Barba volta ao Brasil, mas desta vez com todo o seu grupo. O grupo apresentará os espetáculos “As Grandes Cidades” e “Ode ao Progresso”. O Festival Palco Giratório Sesc/ POA movimentará a Capital gaúcha, de 4 a 27 de maio, com dezenas de espetáculos teatrais, exposições, conferências e atividades formativas. O evento é uma realização do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

Sobre Odin Teatret - Fundado por Eugênio Barba, é uma exceção na história do teatro, por ter durado mais de quatro décadas com o mesmo núcleo de atores que provêm de nações e culturas diversas. Como primeiro teatro de grupo nos anos 60 na Europa, Odin Teatret e Barba abriram o caminho para uma visão autodidata que inspirou gerações de atores de todo o mundo.

Inscrições para Residência Artística com Odin Teatret

Diretores e atores de todo o Brasil já podem se inscrever para a seleção pertinente à Residência Artística que o Odin Teatret ministrará durante o 7º Festival Palco Giratório Sesc/POA.

Residencia Artistica A cumplicidade artística entre ator e diretor

Data: 05 a 08/05/2012
09h às 13h e 15h às 17h
Local: Porto Alegre - RS

Residência Artistica com o grupo de antropologia teatral Odin Teatret da Dinamarca com foco na dramaturgia do ator e diretor. Farão parte demonstrações de trabalho com Julia Varley, Iben Nagel Rasmussen e trabalho prático com Augusto Omolú. Serão selecionados 7 diretores acompanhados de até 3 atores cada. É obrigatorio que cada coletivo tenha uma cena de 3 minutos, já preparada, que sera apresentada no inicio da Residencia Artistica. Busca-se profissionais com capacidade para compartilhar as informaçoes recebidas com outros coletivos, as demonstrações são sobre o processo do Odin Teatret, mas a Residência sobre a dramaturgia do ator e diretor, podendo ser utilizadas outras estéticas diferentes.

Para envio de proposta de participação, deverá ser providenciado:

- envio para o e-mail jschoninger@sesc-rs.com.br
- prazo de envio: 31/03/2012
- prazo de divulgaçao dos selecionados: 10/04/2012
- material a ser enviado: curriculo resumido do grupo/cia, curriculo resumido do diretor, currículo resumido dos atores, carta de intenção, descrição da cena a ser apresentada, havendo link de gravação da cena, enviar o endereço.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Jogo da Memória em turnê

Estamos em turnê com o "Jogo da Memória", neste momento alojados em um hotel muito aconchegante em Passo Fundo. Ontem fizemos uma apresentação em Farroupilha e hoje em Bento Gonçalves (abaixo, algumas das fotos de SESC de Bento). A turnê, aliás, é uma promoção do SESC-RS e finaliza na sexta, com uma apresentação em Erechim.





sábado, 5 de junho de 2010

Polêmica II

Modesto Fortuna escreveu em seu blog um post sobre um assunto delicado mas que devemos realmente discutir:
"Todo mundo sabe que o SESC faz mais coisa pela cultura do que a Secretaria de Estado da Cultura. O programa ArteSESC é uma maravilha. O projeto Palco Giratório também é uma iniciativa genial. Mas e a programação? Será que com peças como esta aí em cima o SESC está prestando um serviço à cultura? Mesmo? Será que assim o SESC está colaborando para, por exemplo, a formação de platéia? De que adianta as boas e importantes peças que aparecem no Palco Giratório, se ao mesmo tempo coloca em circulação esta comédia para toda a família?"

terça-feira, 20 de abril de 2010

5º Palco Giratório: o que vem por aí...

Nos últimos 5 anos, Porto Alegre tem recebido um Festival de Artes Cênicas que vem se mostrando tão ou mais importante que o clássico Porto Alegre em Cena. Trata-se do Palco Giratório, festival viabilizado pelo SESC-RS. Já tivemos grandes presenças nas edições passadas, como a Cia. do Latão, o Cacá Carvalho, o Sérgio Britto, a XIX de Teatro etc. Nesta 5ª edição, arrisco-me a indicar nomes que prometem suscitar várias discussões acerca do fazer teatral.

* EUGENIO BARBA: prá começo de conversa, o Festival promete nada mais, nada menos que uma conferência com um dos criadores da Antropologia Teatral. Simplesmente imperdível! Dia 01, às 19h, no teatro do SESC.
Eugenio Barba


* JULIA VARLEY: Uma das atrizes do Odin Theater, dirigido por Barba, vem apresentar uma demonstração de trabalho, "O tapete voador". Dia 02, às 19h, no teatro do SESC.


* CIA. ARMAZÉM DE TEATRO: um dos grupos brasileiros mais interessantes da cena contemporânea, a Armazém vem com várias atividades no Palco Giratório, que incluem apresentação de dois espetáculos ("Toda Nudez Será Castigada" e "Inveja dos Anjos"), além de um bate-papo sobre a montagem deste último. Entre os dias 09 e 12, em vários locais.
"Inveja dos Anjos", da Cia. Armazém de Teatro


* MÁSCARA DE PENAS PENADAS: Direção de Georgette Fadel e atuação solo de Leona Cavalli. Merece uma atenção especial... DiaS 15 e 16, às 20h, no teatro do SESC.


* GRUPO GALPÃO: O grupo vem a Porto Alegre com seu último trabalho, "Till - A Saga de um Herói Torto". Dias 22 e 23, às 19h, no Parque Farroupilha. ENTRADA FRANCA.
"Till - A Saga de um Herói Torto", do Grupo Galpão (MG)


* ANTUNES FILHO: Bate-papo com o diretor no dia 23, às 14h, no teatro do SESC; além do espetáculo "Lamartine Babo", no qual Antunes estreia como dramaturgo, nos dias 24 e 25, às 20h, no Teatro do SESC.


* CIBELE FORJAZ: A diretora, que encantou a muitos ano passado com seu "Rainha[s]", nesta edição vem trazer seu novo espetáculo, "Raptada pelo Raio". Dias 25 e 26, às 20h, na Terreira da Tribo.
"Raptada pelo Raio", de Cibele Forjaz (SP)


* "AGRESTE": montagem super-ovacionada no Brasil, ja se apresentou no Porto Alegre em Cena. Eu, particularmente, não gostei... Ao contrário do novo espetáculo do grupo, "Anatomia Frozen", que é excelente! Dia 28, às 20h, no Espaço do Teatrofídico.


* CIA. STRAVAGANZA: Um dos mais antigos grupos de Porto Alegre, estreia seu novo espetáculo infantil nesse Festival, "Ópera Monstra". Dias 29, 30 e 31, às 16h, no Teatro Renascença.


* "O AMARGO SANTO DA PURIFICAÇÃO": O grande vencedor do prêmio Açorianos 2009. Quem não viu, não pode perder! Dia 30, às 15h, no Parque Farroupilha.

Leia também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...